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Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
SOARES, Jean Dyego Gomes. “Positivista feliz” ou “hipermilitante pessimista”? Sobre os atos de problematização em Michel Foucault. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.333-354. Epub 06-Feb-2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-50879.
Através do escrutínio de duas noções centrais do pensamento de Michel Foucault - crítica e genealogia-, este texto elucida o conceito de problematização, dando ênfase a seu possível caráter performativo. Numa primeira parte, construímos uma perspectiva do que seria a tarefa do pensador crítico, para, num segundo momento, elucidar a diferença entre uma história das soluções e uma genealogia dos problemas. A provocativa interrogação do título remete a duas atitudes aludidas pelo filósofo. Ao pensar os atos de problematização, esperamos fornecer uma posição acerca deles, e mostrar um modo particular do autor de moldar as noções centrais abordadas anteriormente.
Palabras clave : Crítica; Genealogia; Atos de Fala; Filosofia; Problematização.