Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
GOMES, Marcelo. Totalidade dialética: contribuições para derruir os limites entre a filosofia e a interdisciplinaridade. Educação e Filosofia [online]. 2021, vol.35, n.75, pp.1377-1412. Epub 16-Ene-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v35n75a2021-59947.
O presente artigo busca trazer para o debate alguns elementos que denotam uma tendência na filosofia de ser uma atividade intelectual voltada para a construção de um olhar de unidade objetivando a totalidade. A categoria totalidade primeiro aparece como objetivo do processo gnosiológico para em seguida aparecer como categoria lógica e epistemológica, sendo significante e explicativa. Esta tendência da filosofia ainda colocaria em suspeição a ideia de interdisciplinaridade como pensamento inovador fundado na década de sessenta na França. Este trabalho ainda busca contribuir com o debate interdisciplinar ao colocar a pertinência da visão unitária, sistêmica e dialética, que nos conduza para uma superação do que podemos chamar de “alienação esclarecida”.
Palabras clave : Filosofia; Animismo; Interdisciplinaridade; Totalidade; Dialética.