Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
FREITAS, Alexandre y FERREIRA, Adalgisa. Por uma semiologia prazerosa de A Hermenêutica do Sujeito. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1519-1551. Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66096.
O presente ensaio inspirado na semiologia barthesiana tem por objetivo tematizar alguns desafios implicados no gesto aparentemente extemporâneo de escutar a escrita materializada no curso foucaultiano A Hermenêutica do sujeito. Trata-se de um exercício especulativo que, situando a educação no contexto das artes de viver, aborda o interesse crescente nas aulas ministradas por Foucault dedicadas à genealogia do sujeito implicada nas técnicas de si. Nesse percurso, defendemos que a atenção à escuta da voz que vem da escrita dessas aulas interfere diretamente na recepção crítica da ética do cuidado de si. No limite, o que se busca enfatizar é como o tema do cuidado de si emerge inseparável de um gesto pedagógico que resulta de um estado singular de enunciação do pensamento.
Palabras clave : Hermenêutica do Sujeito; Foucault; Artes de Viver; Aula.