Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
RAMOS, Wilsa Maria y ROSSATO, Maristela. Democratização do acesso ao conhecimento e os desafios da reconfiguração social para estudantes e docentes. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.1034-1048. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991906.
O uso da internet e das mídias sociais têm se constituído uma ferramenta de construção das relações sociais, implicando novas formas de aprendizagem e de democratização do acesso ao conhecimento. O artigo tem por objetivo refletir sobre a democratização do acesso ao conhecimento e os desafios impostos pela reconfiguração social a partir do uso intensivo da internet. Pretende, também, problematizar o uso da web para a aprendizagem e o desenvolvimento humano de estudantes e professores do ensino superior no século XXI. O momento de mudanças nos processos sociais e educacionais é propício à reflexão crítica proposta, embora não se tenha a intenção de esgotar a discussão. As reconfigurações sociais caminham em paralelo à democratização do acesso ao conhecimento. O acesso ao conhecimento não basta a si mesmo: é preciso que esteja a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento dos indivíduos, via práticas pedagógicas. No processo educativo, a ruptura do legado da escola tradicional e a instauração da abertura do campus de cimento e concreto para o campus virtual, favorecerá a integração comunidade acadêmica a outras comunidades virtuais, abertas, para o exercício democrático de outras práticas e formas de comunicação docente.
Palabras clave : Democratização do acesso; Reconfiguração social; Mídias sociais; Perfil do estudante universitário..