Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
VAILLANT, Denise. Diretores e comunidades de aprendizagem de professores: um campo em construção. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.87-106. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993073.
A dimensão comunitária e colaborativa da atividade docente parece não se refletir na tomada de decisão da maioria dos centros educacionais. Segue o desafio gerencial de montar espaços que favoreçam a aprendizagem e o trabalho em equipe entre os professores. O autor explica os benefícios de se ter uma comunidade de prática ou comunidade de aprendizagem profissional, entidades para as quais ela atribui um enorme potencial para trocar, colaborar e inovar pedagogicamente. Isso nos obriga a repensar o formato tradicional do centro educacional, apostando em um desenvolvimento profissional que gera novas formas de aprendizagem entre os professores em favor do aprendizado dos alunos.
Palabras clave : Comunidade de aprendizagem profissional; Diretores; Professores; Aprendizado dos alunos.