Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
MENESES, Aérica de Figueiredo Pereira; CAMPOS, Priscilla Perla Tartarotti von Zuben; GEMMA, Sandra Francisca Bezerra y FUENTES-ROJAS, Marta. Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.336-349. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992532.
O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência de práticas interdisciplinares onde o modal seminário foi utilizado como estratégia metodológica para o debate de temas contemporâneos. Neste sentido, tem-se a descrição sobre as atividades praticadas no Seminário Interdisciplinar ERGOLAB e LAPSIC (SIEL), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o intuito de contribuir para o tratamento interdisciplinar dos problemas contemporâneos, criando um espaço de referência para os diversos temas de pesquisa. O Seminário em questão tem periodicidade mensal e está acessível à comunidade acadêmica e profissionais das áreas de interesse nos temas abordados pelos laboratórios. As reuniões são organizadas por uma comissão que define o tema e a dinâmica de cada encontro. O arranjo de cada encontro pauta-se nos seguintes formatos: mesa redonda; discussão de textos sobre interdisciplinaridade; e, apresentação de pesquisadores e/ou profissionais convidados. Concluiu-se que tal prática tem estimulado o debate e a reflexão interdisciplinar, promovido um intercâmbio de informações entre os participantes e fomentado as pesquisas em desenvolvimento pelos integrantes, além de aprimorar e fortalecer parcerias e o envolvimento com a comunidade.
Palabras clave : Interdisciplinaridade da educação; Seminário de estudo; Intercâmbio de conhecimentos.