Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
VALENTE, Wagner Rodrigues. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO SIMPLES/COMPLEXO PARA O FÁCIL/DIFÍCIL. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.357-367. Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-21.
O texto analisa as transformações dos processos didático-pedagógicos tendo em vista as propostas da chamada “pedagogia científica”. Em específico, atém-se àquelas destinadas aos ensinos de matemática na escola primária na década de 1930. Toma como referência a obra de Lourenço Filho intitulada Introdução ao estudo da Escola Nova. Usa como instrumental teórico-metodológico aportes da História Cultural. Orienta-se pelo objetivo de historicizar a passagem do simples/complexo para a díade fácil/difícil.
Palabras clave : história da educação matemática; curso primário de aritmética; pedagogia científica; Lourenço Filho.