Este é o terceiro número dos Cadernos de História da Educação publicado em 2019. Nele constam 18 colaborações, 15 artigos em fluxo contínuo e 03 resenhas. Pela primeira vez, todos os artigos publicados no periódico constam em edição bilíngue (14, em português/inglês; 01, em espanhol/inglês), o que oportuniza ampla difusão dos conteúdos publicados, sendo este o resultado de política desenvolvida pelo periódico, mas, também e sobretudo, do empenho decisivo dos autores.
Em termos de autoria internacional, neste número há 02 artigos com autores vinculados à importantes universidades estrangeiras, destacadamente: Estela Socías Muñoz, vinculada à Universidad Mayor do Chile; Maria João Mogarro, vinculada à Universidade de Lisboa de Portugal. Em ambos os casos os artigos foram publicados em seus idiomas originais e em inglês.
Há, também, textos muito interessantes de importantes pesquisadores brasileiros, vinculados à 20 diferentes universidades no país, o que inclui as seguintes, em ordem alfabética: Centro Adventista de São Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Católica de Santos, Universidade de Pernambuco, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Pará e Universidade São Judas Tadeu.
É importante ressaltar que nesta edição foram publicados trabalhos de 26 autores, com apenas 03 deles vinculados à UFU, o que reitera o caráter eminentemente exógeno do periódico Cadernos de História da Educação.
Finalizamos, com a reiteração de nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial e dos Conselhos Editorial e Consultivo; aos editores associados para a língua inglesa, espanhola e portuguesa (exceto Brasil); aos autores que puderam verter seus textos para a língua inglesa. Ressaltamos ainda o apoio prestado pela Editora e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.