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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
PRADO, Mariana Lemos do y QUILLICI NETO, Armindo. Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL (1967-1985). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.817-832. Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-13.
O Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL criado durante o Regime Militar (1964-1985), pela Lei n°5.379 de 15/12/1967, se constituiu em um dos mais extensos e complexos programas de educação de adultos já desenvolvidos no país. Para realização deste estudo foi elaborada uma análise dos princípios políticos, pedagógicos, metodologias e ideais que conduziram os principais programas do MOBRAL, com ênfase na Alfabetização Funcional, por meio da pesquisa bibliográfica e documental de fontes como: a documentação e legislação educacional do período (1967-1985); Estatutos e Documento Básico da Fundação; pesquisas acadêmicas; as publicações do MEC e os materiais didáticos do MOBRAL. Destacamos o trabalho de Arlindo Lopes Corrêa como idealizador, gestor e representante do MOBRAL, um intelectual que buscou mediar a unidade política e ideológica da instituição e legitimar seu trabalho perante a opinião pública.
Palabras clave : MOBRAL; Alfabetização Funcional; Princípios políticos e pedagógicos.