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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
CRUZ, Crislaine Santana y BRETAS, Silvana Aparecida. O método da igualdade: Jacotot e a experiência do ensino universal no contexto da Revolução Francesa. Cad. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.20, e022. Epub 29-Ene-2022. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-22.
Esse texto tem como propósito apresentar a vida e obra do fundador do Ensino Universal, Joseph Jacotot (1770-1840); bem como analisar os aspectos históricos e filosóficos de seu método educativo, a fim de apresentar uma compreensão preliminar de suas ideias acerca da educação nos anos iniciais do século XIX, em que se fortalecia o pensamento pedagógico que deu origem a educação moderna. O método do Ensino Universal, também conhecido como método da emancipação intelectual, se baseia nos princípios de que: 1) Todos os homens têm inteligência igual; 2) Todo homem recebeu de Deus a faculdade de ser capaz de se instruir; 3) Podemos ensinar o que não sabemos; 4) Tudo está em tudo; e, se oporá ao pensamento educativo da época por acreditar na opinião de que todas as inteligências são iguais e de que não se atingirá a igualdade entre os homens, pretendida pela Revolução Francesa, com a criação de instituições de ensino e com a formação de mestres explicadores, mas somente dando a cada homem o poder de reconhecer sua capacidade intelectual. Esta pesquisa se baseia no referencial teórico do materialismo histórico-dialético.
Palabras clave : Revolução Francesa; Ensino Universal; Igualdade; Pensamento pedagógico.