Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Educar os habitantes do campo: a formação de professoras rurais e os Centros de Treinamento de Professores (1950 - 1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e151. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-151.
Apresento algumas reflexões a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre a formação ofertada às professoras rurais nos centros de treinamento de professores e de auxiliares rurais, a partir da Campanha Nacional de Educação Rural - CNER, no recorte temporal entre os anos de 1950 e 1963. Entre as indagações destaco: como foram formadas as professoras normalistas rurais? Cotejo o discurso, as práticas de formação e de treinamentos de professoras, evidenciando o perfil político e ideológico, cujo principal intento era fixar a população campesina na “gleba saneada e produtiva”. Aliada à formação do magistério leigo, sob cuja responsabilidade se encontrava a maioria das escolas brasileiras, cuja principal finalidade da formação ofertada nos centros de treinamento e nos cursos normais rurais era instruir docentes que fossem atuar no meio rural, de modo a contribuir para evitar o êxodo de lavradores e a fuga dos elementos jovens e animosos, do campo para as cidades.
Palabras clave : Educação Rural; Centro de Treinamento de Professores Rurais; Campanha Nacional de Educação Rural - CNER.