Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
NEVES, Josélia Gomes. Paulo Freire: um olhar para a história de alfabetização do Educador da liberdade. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e176. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-176.
A história inicial de aprendizagem da leitura e da escrita de profissionais da literatura e educação representou a principal mobilização deste trabalho. O objetivo foi compreender como ocorreu o processo de alfabetização de Paulo Freire. Embora existam registros sobre essa trajetória, avaliamos ser necessária uma elaboração mais específica sobre o tema, sobretudo pela importância que o ato de alfabetizar teve na vida do educador ao longo de sua vida. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa narrativa. A alfabetização de Paulo Freire desde cedo vislumbrava um conjunto de aprendizagens envolvendo o binômio, condição social e saber formal, aspectos pedagógicos inseparáveis também em seus trabalhos, o que o levava a rejeitar as proposições mecanicistas das cartilhas. Assim, muitos dos elementos presentes em seu processo de compreensão do sistema da leitura e da escrita repercutiram profundamente no decorrer de sua atuação crítica, educadora e humanista.
Palabras clave : Paulo Freire; Alfabetização; Educação crítica.