Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
FONTOURA, Márjori Heitich y SILVA, Jerto Cardoso da. O ensino de psicologia inserido nos cursos técnicos: um relato de experiência através da docência em psicologia do trabalho. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.242-260. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0242.
Esse artigo é um relato de experiência que propõe fazer relações entre a docência em Psicologia no ensino médio e nos cursos técnicos profissionais. Para isso, apresenta-se uma breve história sobre o ensino profissional no Brasil e, também, suas relações com o ensino médio. Através da revisão bibliográfica, observa-se que a profissionalização e o ensino médio estiveram, por vezes, integrados e outras, não. Além disso, abordam-se as leis e decretos que regulamentam essas formas de ensino no país. Discute-se a docência em Psicologia nos níveis de ensino técnico profissionalizante, refletindo sobre a nova resolução que dispõe sobre a licenciatura de Psicologia em níveis do ensino médio, compreendido, também, o ensino técnico profissional. Por fim, é relatada uma experiência de ensino de Psicologia nos cursos técnicos profissionais, dando ênfase à disciplina de Psicologia do Trabalho.
Palabras clave : Ensino de Psicologia; Psicologia do Trabalho; Ensino Médio.