Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
MENDIVIL, Luzmila. Canções e aprendizagens na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.95-121. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0095.
O artigo apresenta resultados parciais de uma análise crítica de canções coletadas em uma escola infantil estadual, localizada na região metropolitana de Lima. A partir da consideração das canções como discursos, revela a função das mesmas na educação infantil. Também apresenta análises de dados sobre as canções religiosas e das canções como formas de regulação da conduta de crianças, coletadas no trabalho de campo. A análise evidencia o uso instrumental das canções na prática educativa cotidiana, chegando a constituir-se como ferramentas de controle simbólico ao constituir uma forma mascarada de exercer poder sobre as crianças.
Palabras clave : Educação Infantil; Canções e Discursos.