SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Entre palabra y vida: una lectura sobre documentación pedagógica y narrativa en el contexto de educación infantil inclusivaEducación profesional, trabajo y producción de saberes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PLANELLA, Jordi. Controvérsias socio-pedagógicas na capacidade de ser sujeito: da dependência a autonomia. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.299-314. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6431.

O artigo propõe uma análise crítica de duas das categorias, que operam de forma relevante nas teorias e práticas relacionadas com a Pedagogia Social. Trata-se de estudar até que ponto a subjetividade é chamada cegamente à ideia de autonomia ou se, pelo contrário, pode ser baseada em uma interpretação positiva da idéia de dependência. Para isso, o artigo faz uma análise terminológica e pedagógica dos seus usos e abusos.

Palabras clave : Dependência; De Autonomia; De Subjetivação; De Pedagogia Social; Auto-Determinação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )