SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Aprender a ser un maestro: experiencias de formación la enseñanza en los espacios de aprendizaje diferenteDesarrollo profesional del formador de maestros de la educación básica en el centro de formación de Mato Grosso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

TREVISOL, Maria Teresa Ceron  y  LOPES, Anemari R. L. V.. A investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissional. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.47-69. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7533.

O processo de Bolonha introduziu alterações no processo de formação de professores em Portugal, obrigando a uma reorganização dos seus planos de estudos. A formação ocorre obrigatoriamente em dois ciclos de estudos: licenciatura e mestrado. O mestrado integra na sua definição a componente de investigação, aqui entendida como 'investigação ao serviço das práticas'. Neste artigo, depois de uma contextualização documental, a partir de narrativas de oito mestres, analisou-se as suas representações sobre como a investigação as influencia nas tomadas de decisão no quotidiano pedagógico, bem como a pertinência dessa componente formativa na tomada de consciência no processo de aprendizagem profissional. As primeiras conclusões deste estudo apontam para a progressiva consciência das mestrandas de como a pesquisa as ajuda a sustentar as aprendizagens profissionais e a promover o seu empenhamento por um contínuo caminho de procura num processo de profissionalização permanente.

Palabras clave : Formação de Professores; Processo de Bolonha; Investigação na Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )