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Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SLONGO, Iône Inês Pinsson; PAIM, Elison Antonio y PAULINO, Monalisa. Aportes freireanos para a formação continuada de professores: relato de uma experiência. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.269-288. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8971.
O estudo decorre do projeto “O Pensamento de Paulo Freire na Educação Brasileira: análise de Sistemas Públicos de Ensino a partir da década de 1990”, coordenado pela Cátedra Paulo Freire (PUC/SP), com ramificações em diversos estados brasileiros. O recorte aqui apresentado focou de modo particular a formação continuada de professores, concebida e desenvolvida durante o movimento de reorientação curricular ocorrido no município de Chapecó (SC), no período de 1997 a 2004. Os dados foram produzidos mediante entrevista semiestruturada, realizada com oito docentes envolvidos na implementação dessa política educacional. Através da análise de conteúdo foi possível identificar: as condições objetivas que oportunizaram a implementação da proposta, as principais ações voltadas à formação continuada dos professores, os avanços promovidos e dificuldades enfrentadas pela política educacional, na visão dos docentes.
Palabras clave : Movimento de Reorientação Curricular; Formação Continuada de Professores; Reflexão sobre a Prática Pedagógica; Paulo Freire.