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Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SILVA, Alexandre Fernando da; FERREIRA, José Heleno y VIEIRA, Carlos Alexandre. Romper as amarras do silêncio e da doutrinação: o pensamento freireano como antídoto à colonização curricular. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.53-65. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8970.
A educação é um ato político e como tal é produto que reflete as interações sociais e históricas. O Brasil passou por várias transformações ao longo de sua história que culminaram nos avanços conquistados nas últimas décadas, apesar de notadamente ainda se fazer necessário transpor grandes desafios. A questão curricular é fruto da interação política e pedagógica em que instituições educacionais e seus agentes espelham sua visão de mundo. Neste trabalho, após breve perspectiva histórica da educação brasileira, busca-se avaliar o contexto atual no campo educacional, tomando como objeto para esta análise a proposta de Reforma do Ensino Médio, apresentada pelo governo federal através da Medida Provisória 746/2016, o que se faz sob a luz do pensamento freireano
Palabras clave : Paulo Freire; Cultura do Silêncio; Liberdade; Currículo; Medida Provisória 756/2016.