Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
VALADAO, Alberto Dias y BACKES, José Licínio. A Pedagogia da Alternância em Rondônia: um movimento educacional do campo que valoriza o sujeito do campo. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.136-150. Epub 23-Sep-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11144.
O artigo tem como objeto a Pedagogia da Alternância em Rondônia e objetiva problematizá-la, argumentando que, por meio da organização de coletivos populares, ela tem proposto e implementado uma educação que rompe com a histórica discriminação dos sujeitos do campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. Utilizam-se teóricos da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo, articulando-os com os autores do campo dos Estudos Culturais. Conclui-se que a Pedagogia da Alternância tem conseguido defender os sujeitos do campo e seu direito a uma educação voltada para os seus interesses.
Palabras clave : Pedagogia da Alternância; Educação; Cultura.