Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
ROSA, Aparecida Silvério y MARQUES, Fernanda Telles. INDISCIPLINA NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DOCENTES E DISCENTES. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.150-165. Epub 24-Sep-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.12100.
O artigo reflete sobre questões disciplinares no ensino superior. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, bibliográfico-documental e de campo. Os resultados identificaram como condutas indisciplinadas os mesmos comportamentos, alunos ingressantes atribuem menor gravidade a cada um dos eventos em comparação aos concluintes e aos professores. As concepções dos participantes remetem às apresentadas em Aquino (1996), que relaciona a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Conclui-se que, indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta.
Palabras clave : Processos educacionais; Indisciplina; Ensino Superior.