Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Para além dos manuais: reflexões sobre o ensino de psicologia do desenvolvimento nas ciências da saúde. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.147-159. Epub 26-Sep-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15408.
O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino de Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação da área de ciências da saúde. Tal disciplina orienta-se didaticamente em torno das fases desenvolvimentais e das características atribuídas a cada etapa que balizarão a oferta de cuidado voltado às necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute-se que essa perspectiva está centrada no critério etário, desconsiderando outras descrições e outros marcadores, como a cultura. Deve-se ultrapassar uma ciência focada exclusivamente em determinados processos que tradicionalmente caracterizam o desenvolvimento, oferecendo condições para a emergência de uma ciência do desenvolvimento crítica.
Palabras clave : Psicologia do Desenvolvimento; Currículo; Ensino Superior.