SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Paradojas de las educaciones populares y sus actores en tiempos de gobiernos progresistas y coronavirusEl estado del conocimiento sobre las salas de recursos multifuncionales: las producciones académicas de los programas de postgraduación stricto sensu en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Para além dos manuais: reflexões sobre o ensino de psicologia do desenvolvimento nas ciências da saúde. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.147-159.  Epub 26-Sep-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15408.

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino de Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação da área de ciências da saúde. Tal disciplina orienta-se didaticamente em torno das fases desenvolvimentais e das características atribuídas a cada etapa que balizarão a oferta de cuidado voltado às necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute-se que essa perspectiva está centrada no critério etário, desconsiderando outras descrições e outros marcadores, como a cultura. Deve-se ultrapassar uma ciência focada exclusivamente em determinados processos que tradicionalmente caracterizam o desenvolvimento, oferecendo condições para a emergência de uma ciência do desenvolvimento crítica.

Palabras clave : Psicologia do Desenvolvimento; Currículo; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )