Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SILVA, Marcelo Oliveira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de y LOPES, Amanda de Oliveira. Os manuais e a pedagogização da docência na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.177-191. Epub 27-Sep-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14327.
Este artigo tem como foco discutir as tecnologias de pedagogização da docência presentes no manual: Campos de experiências - efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil. Entende-se como pedagogização o conjunto de estratégias discursivas por meio das quais se busca decodificar, traduzir e ensinar para os professores de um modo acentuadamente prescritivo e "didático”. A metodologia utilizada é a análise do discurso de inspiração foucaultiana. Os resultados indicam a necessidade de que continuem sendo problematizados os discursos presentes em manuais de formação, pois a docência deveria ser pensada para além de roteiros regulatórios, mas como espaço de criação e invenção.
Palabras clave : Educação Infantil; Discurso; Pedagogização; Docência.