SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Educación y trabajo: enseñanza técnica integrada al bachillerato de los institutos federales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

LIMA, Thamyrys Fernanda Cândido de  y  SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino médio integral e trabalho docente: a produção científica em repositórios institucionais. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.10-25.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16181.

Neste artigo, apresentamos um levantamento da produção acadêmico-científica no campo de pesquisa sobre o ensino médio integral e suas repercussões sobre o trabalho docente. Como procedimentos metodológicos este trabalho pode ser definido como uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Os resultados indicam que existe um processo de precarização do trabalho docente no Brasil, caracterizando-se pela desqualificação e desvalorização docente, degradação das condições de trabalho, aumento da jornada e da flexibilização nas formas de contratação, fruto da adoção de políticas de cunho neoliberal, combinada à reestruturação produtiva do capital.

Palabras clave : Ensino Médio Integral; Intensificação; Precarização; Trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )