Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
CARDOSO, Shirley Sheila; OLIVEIRA, Luthiane Miszak Valença de y OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes e neoliberalismo: interfaces para pensar o currículo do ensino médio. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.57-73. Epub 28-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16367.
O texto problematiza o Ensino Médio, analisando as interposições do neoliberalismo no currículo e contextos juvenis. Organizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico com análise sobre a problemática curricular do Novo Ensino Médio. Os resultados apontam para debates sobre a responsabilização da formação do sujeito; a criação de um neosujeito empresário de si e as relações de financeirização da vida. Quanto ao currículo e às juventudes, quatro eixos se destacaram: os conhecimentos relevantes, o protagonismo, a educação integral e as práticas democráticas. As discussões sinalizam a caracterização do neoliberalismo como uma racionalidade orientadora que incide na constituição dos sujeitos.
Palabras clave : Neoliberalismo; Juventudes; Currículo; Ensino Médio.