Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda y SILVA, Edilane Oliveira da. Educação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.253-266. Epub 05-Sep-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083.
O presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.
Palabras clave : Paulo Freire; Educação Estética; Afetividade; Dialogia; Epistemologias do Sul.