Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
SUTTON, Liz Hamui; CADENA, Beatriz y RAMIREZ, Ashanty Herrerías. Sistematização de alternativas pedagógicas: campo de problemas, eixos de análise e experiências. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.39-52. Epub 22-Mayo-2024. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17638.
O sistema escolar latino-americano foi acompanhado sempre por questionamentos e experiências educativas alternativas e abordagens pedagógicas, neste artigo apresenta-se uma abordagem inicial ao campo da sistematização de experiências pedagógicas. Revisita-se a proposta teórico-metodológica que a APPeAL construiu para resgatar a memória, os saberes, as práticas e o projeto de futuro das comunidades para a formação das novas gerações. Apresentam-se os eixos de análise para caracterizar as tendências da educação na América Latina e para exemplificar, um exercício de sistematização é abordado a partir da proposta dos professores de Oaxaca.
Palabras clave : Alternativas Pedagógicas; Sistematização; Categorias intermediárias; Experiências Pedagógicas.