Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
ROMERO, Márcia Cicci y ARENA, Adriana Pastorello Buim. A relação dos professores com a biblioteca escolar: um estudo de caso. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.2, pp.547-571. Epub 31-Ago-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v26n2a2019-12.
Este artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2011 na cidade de Uberlândia MG e tem como objetivo mostrar como os professores relacionavam-se com a biblioteca da escola para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Já os objetivos específicos compreendiam em identificar como os professores utilizavam esse espaço; analisar a frequência que levavam seus alunos a esse espaço escolar e verificar quais eram as regras que a escola impunha ao seu uso. A metodologia escolhida foi o estudo de caso do tipo etnográfico na abordagem qualitativa. Utilizou-se também da observação e da entrevista. Como resultado, apesar de os professores terem se preocupado com o uso da biblioteca, concluímos que não houve essa interação entre os docentes e a bibliotecária. As idas à biblioteca funcionavam apenas como local para mostra de filmes e a leitura era vista como castigo.
Palabras clave : Biblioteca - escolar; Leitura; Livros.