Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. Professores de ensino médio: condições de trabalho e características formativas de uma categoria profissional silenciada. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.302-332. Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-13.
Este trabalho investiga o professor de ensino médio, procurando identificar as especificidades dessa categoria profissional quanto à formação e às condições de trabalho. Resulta de pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma escola pública da rede estadual, na periferia do Rio de Janeiro. Foram aplicados questionários a 69 professores e realizadas entrevistas, além de observações do campo. Dialoga com pesquisas nacionais e internacionais sobre o ensino médio e a formação (Oliveira, Costa, Kuenzer, Gatti, Dubet, Nóvoa e Formosinho). O texto se estrutura em três partes: Condições de trabalho_um quadro de intensificação; Relações de gênero e tempo de serviço_a “tensão” entre grupos heterogêneos; Formação dos professores_múltiplas influências e representações. Conclui-se que as condições de trabalho e a formação desses professores precisam ser repensadas, para superar a própria lógica organizacional e temporal do ensino médio e do estatuto profissional previsto, visando o desenvolvimento da profissional desta categoria docente.
Palabras clave : Formação Docente; Ensino Médio; Condições de trabalho.