SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especial(Re) descubriendo Saussure en la enseñanza de la lengua portuguesa: prácticas de letramiento basadas en signos saussurianosEntendendo criterios de validación para los problemas de Combinatoria utilizados por los profesores de Educación Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

CRESPI, Livia; NORO, Deisi  y  NOBILE, Márcia Finimundi. Neurodesenvolvimento na Primeira Infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1517-1541.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-15.

Este estudo apresenta aspectos relacionados ao desenvolvimento cerebral durante a Primeira Infância. Aborda sinteticamente a estrutura e a maturação do Sistema Nervoso, bem como o papel das experiências iniciais no desenvolvimento infantil. O estudo constitui-se como uma pesquisa qualitativa respaldada por fundamentos teóricos sobre aspectos relacionados à maturação cerebral e ao processo de desenvolvimento infantil, coletados através de revisão bibliográfica em autores das áreas de Neurociências, Psicologia e Educação como Bee e Boyd (2011), Cosenza e Guerra (2011), Domingues (2007), Kandel (2014), Lent (2019) e Papalia, Olds e Feldman (2006), Carrazoni (2018), Oliveira e Lent (2018) e Polo e Santos (2018). Os dados apresentados indicam que o desenvolvimento cerebral é um processo complexo, dinâmico e condicionado a aspectos biológicos, culturais e ambientais, fortalecendo a importância da prática pedagógica na Educação Infantil para o neurodesenvolvimento humano.

Palabras clave : Desenvolvimento cerebral; Primeira infância; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )