Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
FREITAS, Maly Magalhães; FIDALGO, Sueli Salles y VIEIRA, Claudia Regina. Pesquisa Crítica de Colaboração: o ensino de Língua Portuguesa pensado com os surdos para os surdos. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e007. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-7.
Este estudo, recorte de uma pesquisa de doutorado finalizada, objetivou compreender as possibilidades de ensino-aprendizagem de aspectos gramaticais da língua portuguesa para surdos que já tenham experiência com essa língua. Apoiou-se na teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY 1924 - 1934), e em autores que discutem o ensino-aprendizagem do português para surdos (PEREIRA, 2009; LODI, et al., 2015; VIEIRA, 2014; 2017). Está inserido na Pesquisa Crítica de Colaboração - PCCol (MAGALHÃES, 2006; FIDALGO, 2006, MAGALHÃES; FIDALGO, 2019) porque se baseia na negociação de sentidos e significados, possibilitando reflexão e transformação dos participantes. Os dados foram produzidos em um curso à distancia onde os participantes, ao concluírem, puderam expor suas impressões e sugestões sobre o curso. As análises revelaram que as possibilidades de ensino-aprendizagem do português para surdos perpassam por estratégias visuais de ensino que contemplem a Libras como língua mediadora em todas as etapas do ensino-aprendizagem.
Palabras clave : Surdos; Português para surdos; Educação de surdos; Teoria Histórico-Cultural; Pesquisa Crítica de Colaboração.