Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
CRIPPA, Giulia. Lendas, complôs e realidades alternativas: as narrativas acerca da realidade contemporânea e os regimes de conhecimento. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e024. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-24.
O artigo analisa a constituição de novos regimes de verdade, observando uma série de fenômenos que decorrem, em grande parte, de processos ligados à modernização e as mudanças que compõem nossa contemporaneidade. Busca-se entender como os regimes de verdade se estabelecem a partir da hipótese de que se trata de sistemas de crenças que, consolidados no tempo, sofrem processos de mutação constantes. Adota-se como metodologia principal o estudo bibliográfico. Conclui-se que as narrativas são ligadas às formas de interpretar a realidade, permitindo o reconhecimento das identidades; são também um conjunto de procedimentos cognitivos que geram os conhecimentos individuais e compartilhados, tornando tal conhecimento objetivo, real e crível.
Palabras clave : Regimes de verdade; Conhecimento; Realidade contemporânea.