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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
CALDAS, Helena y SALTIEL, Edith. MODOS DE RACIOCÍNIO DOS ESTUDANTES QUANDO A 3a LEI DE NEWTON INTERVÉM NO ESTUDO DO FENÔMENO DO ATRITO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2001, vol.3, n.1, pp.21-36. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030103.
Este trabalho investiga os modos de raciocínio de uma população variada, quer pelo seu país de origem quer pelo seu nível de ensino, em situações onde a 3â lei de Newton intervém no estudo do fenômeno do atrito sólido seco. Por meio das análises de vários questionários descrevendo situações físicas onde dois ou três corpos estão em contato, são colocadas em evidência as características destes modos de raciocínio. Ainda, uma análise de livros didáticos mostra que os estudantes encontram, na grande maioria destes, elementos que alimentam o tipo de resultados encontrados. Como decorrência do conjunto dos resultados obtidos, algumas recomendações sobre o tratamento do tema do atrito serão sugeridas, no que se relaciona especificamente com os aspectos abordados no trabalho.
Palabras clave : ensino de física; atrito; 3a lei de Newton..