Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
PEREIRA, Alexsandro Pereira de; OSTERMANN, Fernanda y CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. A ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos: uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.105-120. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172011131105.
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ocorrência da fala privada entre adultos e analisar como esse modo de mediação é utilizado em uma situação de resolução de problemas envolvendo conceitos de Física Quântica. Os resultados de uma análise discursiva pautada na perspectiva sociocultural mostraram que a fala privada surgiu da interação dos estudantes com as ferramentas culturais fornecidas pelo cenário sociocultural (roteiro e software). Esse modo de mediação foi utilizado no ordenamento da própria ação, assim como no planejamento de novas ações em direção a solução dos problemas.
Palabras clave : Fala Privada; Ensino de Ciências; Abordagem Sociocultural.