Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
DUARTE, Marcia y REZENDE, Flavia. Tecnologias da informação e comunicação e qualidade da educação na perspectiva de uma professora de Ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.3, pp.263-281. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172011133263.
Apresentamos um estudo que tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos à relação entre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a qualidade da educação científica na voz de uma professora de ciências do ensino fundamental de uma escola com infraestrutura material e pedagógica para a utilização desses meios. Para a análise do discurso, recorremos à teoria das vozes de M. Bakhtin. Percebemos que o uso das TIC é visto como qualidade educacional por proporcionar acesso ao conteúdo científico, embora não represente propostas pedagógicas inovadoras, sendo apenas associado ao aumento da motivação dos alunos. A análise também permitiu compreender que essa relação é conformada, em seu discurso, pelas diferentes realidades educacionais em que as TIC são inseridas.
Palabras clave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Qualidade; Educação em Ciências.