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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
SANTOS, Isabela Mayara dos y PAGAN, Alice Alexandre. RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE E SINGULARIDADES DE LICENCIANDOS E PROFISSIONAIS DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e38551. Epub 15-Feb-2023. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240138.
Objetivamos com este trabalho investigar possíveis associações entre concepções de diversidade biológica e singularidades de licenciandos e profissionais de Biologia brasileiros através da aplicação de um questionário composto por itens Likert. Esse instrumento foi aplicado de modo remoto e obteve 112 respostas. Foi identificado alto índice de concordância com percepções biocêntricas de diversidade biológica; em contrapartida, percebeu-se rejeição de elementos antropocêntricos. Notamos ainda carência nas discussões relacionadas à integração da espécie humana como parte da natureza e da biodiversidade. Os respondentes se mostraram, também, empáticos com as situações vividas por grupos étnico/raciais, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas socioeconomicamente vulneráveis. A partir da correlação entre as temáticas propostas, percebemos que sujeitos mais sensíveis com a diversidade de classes e a desigualdade socioeconômica tenderam a ser mais biocêntricos, sugerindo a possibilidade de relação entre a diversidade sociocultural e biológica para o reconhecimento, a valorização e o respeito às alteridades interespecíficas.
Palabras clave : Biocentrismo; Alteridades interespecíficas; Formação de professores.