Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
GOMES, Alessandro Damásio Trani. A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE CAUSALIDADE E DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2023, vol.25, e45947. Epub 25-Oct-2023. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240155.
O objetivo deste trabalho é explorar a relação entre modelos de causalidade e o desempenho experimental de estudantes durante atividades investigativas. Noventa e dois alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública federal participaram desta pesquisa quantitativa, com delineamento pré-experimental, na qual foram indagados sobre a causalidade das variáveis antes e após a realização de atividades investigativas por meio de uma simulação computacional. Os resultados sugerem que os participantes que apresentaram um modelo mais adequado de causalidade entre as variáveis envolvidas tenderam a apresentar estratégias mais adequadas de experimentação, resultando em um melhor desempenho experimental e escores superiores no questionário final.
Palabras clave : Causalidade; Atividade investigativa; Ensino de Ciências.