Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
SILVERIO, valter roberto. the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil. child.philo [online]. 2021, vol.17, e58430. Epub 23-Jul-2021. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.58430.
No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903).
Palabras clave : brownies’ book; criança negra; literatura infanto-juvenil afro-americana; new negro; identidade..