Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
FAGUNDES, Suzana Margarete Kurzmann y LIMA, Valderez Marina do Rosário. Reconstruindo o ensino de Ciências nas séries iniciais por meio da Educação Continuada dos professores. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.359-372. ISSN 1984-6444.
Este artigo apresenta o relato de uma investigação, cujo objetivo foi conhecer o enfoque dado ao ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como compreender as contribuições da participação de professores em grupos de estudo para a transformação da prática docente em aulas de Ciências. Acredita-se que o papel dos professores é o de proporcionar aos seus alunos oportunidades para construção/reconstrução de conhecimentos. Para tanto, há necessidade de o professor manter-se em constante formação. O estudo foi realizado com as professoras de séries iniciais (de 1ª a 4ª) de uma escola do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS) no período de 2006/ 2007. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem caráter qualitativo, sendo a coleta de dados efetuada em ambiente natural, a escola. Pela análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007) sobre os dados coletados, concluiu-se que grupos de estudo podem contribuir para a transformação e o desenvolvimento do fazer pedagógico dos professores, em especial no que se refere às aulas de Ciências, refletindo também na aprendizagem do aluno, ou seja, na construção de seu conhecimento. Observou-se o crescimento do grupo no decorrer dos encontros, não só pela preocupação das professoras em mudar suas aulas, mas também, na tomada das decisões necessárias para que tal se efetivasse.
Palabras clave : Educação Continuada; Educar pela Pesquisa; Ensino de Ciências nas Séries Iniciais.