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Educação UFSM
versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
TEMPO, Juliana Soares Bom. Performance e educação: uma função-educador agenciada por intervenções no urbano. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.553-566. ISSN 1984-6444.
Propomos pensar a arte da performance e a educação como analisadores de práticas cotidianas. Utilizamos um processo performático intitulado Cariogamia e o risco do aborto, em duas intervenções urbanas: Campinas (SP) e São Paulo (SP) em 2012 e 2013. Tais performances atuaram em uma função-educador com potências mobilizadoras do cotidiano enquanto modos de vida pré-estabelecidos. A educação e a performance possuem aproximações ao se configurarem como práticas de experimentações vinculadas ao tempo presente e ao inesperado que produzem variações em signos pré-definidos pela cultura. Os processos de subjetivações trazem a urgência de abrirem-se, nesse plano de risco, ao novo e à invenção.
Palabras clave : Performance; Educação; Função-Educador; Signos; Cotidiano.