Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
MOTA, Fernanda. O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.215-225. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644425125.
O presente artigo tem por objetivo investigar a questão relativa ao predomínio filosófico ou pedagógico no ensino da disciplina filosofia da educação e apresentar alguns aspectos de variantes propositivas de superação do referido dilema no âmbito do campo filosófico-educacional brasileiro contemporâneo. No intuito de contribuir para posteriores discussões sobre tal tema, bem como buscar novos sentidos para o ensino de Filosofia da Educação, nos amparamos em referenciais teóricos como: Albuquerque (1998; 2010), Tomazetti (2003; 2010), Valle; Kohan (2004), Tadeu e Kohan (2005), Gallo (2008), Pagni (2008; 2011; 2013), Deleuze; Guattari (2010), Deleuze (2010; 2011), dentre outros. Após a exposição do histórico dilema entre o domínio filosófico e o domínio pedagógico que permeia o ensino e a pesquisa no campo da filosofia da educação no Brasil, indicamos algumas recentes experimentações, inspiradas nos escritos de Gilles Deleuze e Michel Foucault, como uma alternativa para a superação desse problema.
Palabras clave : Filosofia da Educação; Ensino; Educação.