Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
RODRIGUES, Anderson Patrick y COELHO, Wilma de Nazaré Baia. Sociabilidades adolescentes na escola básica: estado da arte 2004-2013. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.521-534. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644426670.
Este artigo objetiva analisar o que dizem Teses e Dissertações sobre sociabilidades adolescentes na Escola Básica, defendidas em Progra mas de Pós-graduação brasileiros, entre 2004 e 2013. Para o tratamento das informações, recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2011) e como aporte metodológico recorreu-se a Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014) e Coelho (2015; 2016A, 2016B). Os resultados revelam que o estudo sobre as sociabilidades adolescentes neste período apresentam a violência como principal agente influenciador de sociabilidades entre adolescentes escolares, além de indicarem a escola como lugar de socia bilidades, logo passível de rearranjos nas relações de poder presentes na mesma, o que ratifica a importância sobre o estudo das sociabilidades adolescentes na Escola Básica.
Palabras clave : Educação; Sociabilidades Adolescentes; Escola Básica.