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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. A escola-medusa: o olhar do outro e a educação em Jean-Paul Sartre. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.235-246. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644427425.
Investigamos a ontologia do olhar proposta por Jean-Paul Sartre em seu livro O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica, publicado em 1943, a fim de problematizar as relações intersubjetivas na formação escolar em particular, e na educação, em geral. Aproximando-nos do texto sartriano, demonstramos como a forma de olhar e de ser olhado é estruturante do Para-si e de sua dimensão do ser-Para-outro. A partir da controvertida figura metafórica da escola-medusa, remetendo- nos ao mito grego antigo de Medusa que petrificava quem a olhasse diretamente, estabelecemos um diálogo entre a ontologia sartriana e a pedagogia. A partir da análise rigorosa da categoria do ser-Para-outro (être-Pour-autrui) destacamos as relações possíveis entre os estudantes e os professores no ambiente escolar em que se dá a relação intersubjetiva, ou dito de outra forma, a relação pedagógica entreolhares. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica de alguns textos sartrianos e de alguns de seus comentadores. O resultado pretendido é uma colaboração em torno da ontologia do olhar, no interior das discussões propostas pela Filosofia da Educação.
Palabras clave : Ontologia do Olhar; Ser-Para-Outro; Intersubjetividade.