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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
PEREIRA DA SILVA, Anicleide y CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS, Florence. O discurso da comodificação da educação na relação universidade acadêmica e universidade corporativa. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43455. Epub 19-Mar-2024. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644443455.
Com a intenção de contribuir com estudos relacionados a práticas discursivas e sociais contemporâneas sobre a educação acadêmica e a sua permeabilidade às ideologias gerencialistas que sustentam os discursos da educação corporativa (EC); este ensaio teórico tem o objetivo de contextualizar o fenômeno da comodificação da educação superior, sob a ótica de Norman Fairclough e da teoria social do discurso. Explora construções discursivas em estudos que representam reflexões sobre esse fenômeno na educação superior. Discute como argumentos e formas de concepção sobre universidades corporativas cruzaram o discurso da educação corporativa com a educação acadêmica e como defensores da primeira começaram a argumentar sobre a possibilidade desses centros de treinamento corporativos representarem um modelo alternativo, com fins lucrativos, baseado no mercado e em parcerias entre as instituições de ensino superior, empresas e governos. Conclui com indicação da formação de indústria de produção e difusão de práticas discursivas e sociais da EC; o que faz da EC também um negócio com a comercialização de cursos e outros produtos de gestão, incluindo políticas públicas direcionadas à inovação educacional.
Palabras clave : Discurso; Educação Corporativa; Comodificação da Educação Superior.