Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
OLIVEIRA, Terezinha y NUNES, Meire Aparecida Lóde. Análise iconográfica: um caminho metodológico de pesquisa em história da educação. Contrapontos [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.307-313. ISSN 1984-7114.
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de imagens como uma proposta metodológica para o desenvolvimento de pesquisas no campo da História da Educação. A abordagem é constituída, em primeiro lugar, pela delimitação metodológica dentro da história, pois essa será determinante para a consolidação das reflexões acerca das fontes imagéticas. Nesse sentido, são apresentadas as perspectivas da História Social e das Mentalidades. No que consiste, especificamente, na análise de imagens, o pensamento de Panofsky constitui o centro da reflexão. Por meio dessas reflexões, entende-se a análise de imagens como uma possibilidade de pesquisa em História da Educação.
Palabras clave : História da Educação; Análise Iconográfica; Imagem; Metodologia.