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Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
FRANCO, Adriana de Fátima y GODOI, Jéssica. Ensino de nove anos, sentidos e significados: contribuições da teoria histórico-cultural. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.125-133. ISSN 1984-7114.
Este artigo objetivou analisar os significados e os sentidos atribuídos por professores da última etapa dos Centros Municipais de Educação Infantil e professores das turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental acerca do Ensino Fundamental de nove anos. Os pressupostos são os da psicologia histórico-cultural. Constituiremos nossas análises por meio de duas categorias: o significado e o sentido. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados indica uma escola em que a dimensão coletiva está presente apenas pelas diretrizes políticas, o processo de discussão acerca da implementação desta política pouco ocorreu. A expropriação dos professores do processo de discussão age como fator de manutenção para a reprodução dos significados historicamente construídos, não permitindo a coincidência entre os significados sociais e os sentidos pessoais, bem como parece impossibilitar a construção de novos significados e sentidos para seu trabalho.
Palabras clave : Ensino de Nove Anos; Sentidos e Significados; Psicologia Histórico-Cultural; Políticas Públicas.