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Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
OLIVEIRAI, Terezinha y NUNES, Meire Aparecida Lóde. Educação e iconografia medieval: Rosto de Cristo de Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.317-326. ISSN 1984-7114.
O objetivo deste texto é analisar as pinturas do rosto de Cristo dos artistas Coppo di Marcovaldo e Giotto di Bondone. As reflexões são norteadas pelo pensamento de que a arte se constitui como uma forma de conhecimento que estabelece uma relação entre a realidade externa e a subjetividade do artista; assim, as mudanças sociais são registradas nas criações artísticas. Este texto será elaborado por meio da relação entre autores escolásticos e os artistas. A sensibilidade da obra de Coppo di Marcovaldo será relacionada a escritos de Anselmo de Bec. A concretude do homem na pintura de Giotto de Bondone estará associada a reflexões de Tomás de Aquino. Por meio da realização da análise iconográfica, percebemos que Marcovaldo apresenta um Cristo com fortes características de sofrimento, o que pode ser entendido como valorização do aspecto sensível da humanidade, aproximando-o do pensamento de Anselmo. Já Giotto cria um Cristo com características humanas, mas sem o apelo sensível, o que o aproxima de Tomas de Aquino. Desse modo, o Cristo de Marcovaldo e de Giotto expressa as mudanças que ocorreram na arte e o constante movimento na forma de pensar e compreender o mundo que forma a história. Para nós, é nessa imbricada relação entre as mudanças nas relações sociais, expressas em obras dos autores escolásticos e suas manifestações na iconografia, que verificamos o amálgama existente entre a subjetividade artística e a formação/educação dos homens.
Palabras clave : História da Educação; Iconografi a Medieval; Escolástica; Rosto de Cristo.