Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
PILLAR, Analice Dutra. Visualidade contemporânea e educação: interação de linguagens e leitura. Contrapontos [online]. 2013, vol.13, n.03, pp.178-185. ISSN 1984-7114.
O texto procura abordar a problemática da visualidade contemporânea, enfocando a interação de linguagens presente em desenhos animados exibidos na mídia televisiva. A utilização de diferentes linguagens, simultaneamente, caracteriza esse produto midiático como um texto sincrético, no qual as linguagens (visual, verbal e sonora) interagem na constituição de uma significação. Tem como referencial a teoria semiótica, trabalhos sobre a leitura de desenhos animados e discussões contemporâneas sobre ensino da arte e infância, e busca, ao tematizar textos híbridos, contribuir para a educação, em especial para a leitura de imagens.
Palabras clave : Ensino da Arte; Leitura; Desenhos Animados; Infância.