Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Contrapontos
versión On-line ISSN 1984-7114
Resumen
ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Reflexões sobre a formação e a prática docente do professor-engenheiro. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.2, pp.227-243. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n2.p227-243.
Resumo: Este artigo busca fazer reflexões e discussões baseadas em experiências e vivências dos autores sobre a formação de docentes bacharéis que atuam na Educação Profissional, Ensino Superior e no Ensino de Pós-Graduação. A discussão se dá mais especificamente para o Docente Engenheiro. Qual o perfil do Professor-Engenheiro? Como este profissional aprende a prática docente, uma vez que não é licenciado? Será que o foco é na transmissão de conteúdos ou na construção do conhecimento? Considerando o contexto histórico e social, quais os desafios a serem enfrentados? Estas questões ganham destaque e levam a reflexões, mostrando a importância e a necessidade da formação pedagógica para os professores engenheiros. Visando a uma compreensão mais aprofundada do problema, esta pesquisa fundamenta-se com o aporte teórico de pensamentos e conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu, além de autores como Maurice Tardif, Maria Isabel Cunha e István Mészáros.
Palabras clave : Formação de Professores; Ensino de Engenharia; Habitus Professoral.