Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Psicologia da Educação
versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520
Resumen
FLORES, Fernanda Mongelli Honda et al. REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.51, pp.22-30. Epub 20-Nov-2020. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p22-30.
Este artigo objetivou analisar a organização do ensino da disciplina de História da Psicologia, baseando-nos em cursos de graduação em Psicologia, no estado do Mato Grosso do Sul. Inicialmente, inventariaram-se as instituições que possuem cursos de Psicologia, acessando os seus sites e aplicando questionários aos seus coordenadores. Em seguida, organizaram-se algumas características gerais dos cursos e das instituições anuentes. Posteriormente, discutiu-se como o ensino da História da Psicologia auxilia na formação de estudantes, introduzindo-os ao estudo da Psicologia e às suas contendas científicas e profissionais. Ele contribui, com críticas, ao que se empreende no presente, embora apresente dificuldades de proporcionar algo introdutório mesclado a reflexões avançadas em uma disciplina. Por fim, observou-se que ele pode ser alocado e articulado com outras disciplinas, fazendo interface com os domínios da Ontologia, Epistemologia, Lógica e Ética.
Palabras clave : Ensino Superior; Disciplina; História da Psicologia; Formação do Psicólogo; Universidades.