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Psicologia da Educação
versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520
Resumen
RODRIGUES, Samantha Couto y ROSSATO, Maristela. INDISCIPLINA E AÇÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Psic. da Ed. [online]. 2021, n.53, pp.35-44. Epub 24-Jun-2022. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p35-44.
A complexidade e a diversidade das configurações sociais na contemporaneidade caracterizam-se por profundas tensões vivenciadas nas esferas social, econômica e ético-moral, refletindo uma série de incertezas e embates acerca das relações experimentadas na escola, cada vez mais conflituosas. A indisciplina, sob essa perspectiva, tem se revelado assunto de grande relevância entre educadores e psicólogos escolares, movimentando pesquisadores de diversas orientações teórico-metodológicas no estudo da temática. Esse artigo se propôs a realizar uma revisão de literatura sobre a diversidade conceitual que o tema inspira, buscando compreensões nos campos da psicologia e da educação que considerem a possibilidade de ações colaborativas, dialógicas e democráticas favorecedoras de processos de desenvolvimento humano. Foram selecionadas e sistematizadas produções científicas dos últimos dez anos que tratam do assunto, utilizando achados científicos de base qualitativa e quantitativa por meio do método de revisão sistemática do tipo integrativa. Consideramos a importância de ambientes dialógicos que permitam o exercício de habilidades favorecedoras da autonomia, senso de responsabilidade e comunicação eficiente, capacidades relevantes para ressignificação de comportamentos considerados indisciplinados na escola.
Palabras clave : Disciplina na sala de aula; Organização escolar; Psicologia escolar; Interações dialógicas; Desenvolvimento humano.